top of page

​​Desenvolvimento Sustentável e R's da sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável é um termo que foi criado na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Esse termo foi criado para conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico.
  O desenvolvimento sustentável depende de projetos e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. É preciso que todos os países correspondam à necessidade atual de seguir limites para o mundo em desenvolvimento. As medidas que podem nos ajudar a diminuir o impacto do desenvolvimento no meio ambiente se resumem em três R’s:

  1. Reduzir: Evitar desperdícios de produtos, serviços, água e energia.
  2. Reutilizar: Não comprar por impulso e utilizar produtos até o fim
  3. Reciclar: Separe o lixo limpo na reciclagem e o lixo sujo pode ser descartado na coleta comum.

 

Mas há pouco tempo surgiram novos R’s, que também são interessantes de serem citados:
      Refletir: Antes de fazer alguma compra pense na necessidade da obtenção do produto e no impacto que vai ter futuramente na natureza.
       Respeitar: Respeitar a si mesmo e ao outro não jogando lixo e poluindo a natureza de forma degradante.
       Responsabilizar-se: perceber suas influencias sobre impactos na natureza e tentar corrigi-los.
      Repassar: Passar as idéias sustentáveis para outras pessoas, pois somente com varias pessoas conseguiremos reduzir os impactos desnecessários na natureza. 
Podemos obter o desenvolvimento sustentável através das seguintes medidas:
Reciclagem: reaproveitamento do lixo reciclável.
Preservação de mananciais: combate a ocupação e áreas ilegais.
Pesca controlada: controlar a pesca predatória e a não pesca de espécies em extinção.
Uso de fontes de energias renováveis e limpas: Utilização de energias que evitam a poluição do ar e causam pouco impacto ambiental.

 

 

Entre as principais medidas de desenvolvimento sustentável se destaca o desenvolvimento e uso de novas tecnologias capazes de reduzir a poluição emitida por veículos. Podemos citar os biocombustíveis, o etanol que atualmente é o combustível renovável de maior acesso a população é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares e que no Brasil é derivada de cana de açúcar caracterizando uma forma de combustível que não se esgota por não ser derivado de petróleo.   Outro combustível que revolucionaria o mercado se fosse de fácil acesso e que se acredita ser a energia do futuro por ser renovável, inesgotável e não poluente é o hidrogênio que produz água ao invés de CO2 comum na combustão dos veículos a gasolina. A eletricidade é outra realidade dos bioconbustíveis por também ser renovável, inesgotável e não poluente. Apesar de ser mais presente e barata que o hidrogênio ainda e cara para os padrões atuais de preço para carros alem de ter que carregar grandes baterias que ocupam espaço do carro. No entanto ele traz a comodidade de abastecer o carro dentro de casa simplesmente com uma tomada.
 

 

Biocombustiveis

Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível que podem ser usados em veículos integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. No Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.

  A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene, carvão mineral).Por outro lado, a produção destes  tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível
  Os principais biocombustíveis são: etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.

RIO +20 E ENERGIA RENOVÁVEL E ENERGIA NÃO RENOVÁVEL

     A Rio+20 reuniu nações de todo o planeta que juntos discutiram como podemos nos desenvolver de forma mais sustentável. Segundo o artigo do site Notapajos.com o que foi definido pelos lideres de diversos paises foi:

     O que estava sendo negociado:
    Fortalecimento do Pnuma – cogitava-se transformar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em uma instituição com status de agência da ONU, como é a FAO (de Alimentação).
Como ficou o texto final:
  O texto prevê fortalecimento do Pnuma, mas não especifica exatamente como. O assunto deve ser resolvido na Assembleia Geral da ONU em setembro.

O que estava sendo negociado:
  Oceanos – Era uma das áreas em que se esperava mais avanço nas negociações, porque as águas internacionais carecem de regulamentação entre os países.
Como ficou o texto final:
  A negociação avançou e o texto adota um novo instrumento internacional sob a Convenção da ONU sobre os Direitos do Mar (Unclos), para uso sustentável da biodiversidade e conservação em alto mar.
O que estava sendo negociado
  CBDR – sigla em inglês para Responsabilidades Comuns Mas Diferenciadas, princípio que norteia as negociações de desenvolvimento sustentável. O princípio oficializa que se espera dos países ricos maior empenho financeiro para implementação de ações, pelo fato de virem degradando o ambiente há mais tempo e de forma mais intensa.
Como ficou o texto final:
  Havia rumores de que os países ricos queriam tirar esse princípio do texto, mas ele permaneceu. 
O que estava sendo negociado:
  Meios de Implementação – questão-chave para os países com menos recursos, significa na prática o dinheiro para ações de desenvolvimento sustentável. Os países pobres propuseram a criação de um fundo de US$ 30 bilhões/ano a ser financiado pelos ricos.
Como ficou o texto final:
  Avançou pouco. O fundo de US$ 30 bilhões não virou realidade. “A crise influenciou a Rio+20”, admitiu o embaixador brasileiro André Corrêa do Lago.
O que estava sendo negociado
ODS – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas a serem perseguidas pelos países para avançar ambiental, política e socialmente, eram uma das grandes cartadas para a Rio+20.
Como ficou o texto final:
Os objetivos não foram definidos. Inicia-se apenas um processo para rascunhar quais devem ser as metas até 2013. Elas então devem ser definidas para entrarem em vigor em 2015, quando terminam os Objetivos do Milênio.
   Essas foram as principais questões discutidas na conferencia. O principal propósito da reunião foi formular um plano para a humanidade se desenvolver garantindo uma vida digna a todas as pessoas e modos de administrar os recursos naturais de uma maneira que as futuras gerações não fossem prejudicadas.
   Por fim é importante conceituar  energia renovável e energia não renovável  que foram varias vezes citado acima.

 

Energia renovável: energia proveniente  de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e rios os quais são recursos renováveis e que podem ser repostos.
 

Energia não renovável: são recursos naturais, que quando utilizados, não podem ser repostos pelo homem nem pela natureza. O petróleo e o principal exemplo de fonte de energia não sustentável.

bottom of page